sexta-feira, 2 de maio de 2008

CRDS - Conselho Regional de Desenvolvedores de Software

Num futuro não muito distante, o carlinhos está desenvolvendo um pequeno sistema de contas a pagar para a Padaria do Manoel. Entretando o seu local de trabalho recebe uma visita de um fiscal do CRDS!

- Pronto
- Sr Carlos Silva?
- É ele.
- Meu nome é Teobaldo, sou fiscal do Conselho Regional de Desenvolvedores de Software. Fiquei sabendo que nesse recindo está sendo desenvolvido um "software".
- Exato! To desenvolvendo um...
- Antes de mais nada, qual a sua formação?
- Sou formado em ciências da computação pela faculdade VIVA VIVER, do Acre, na modalidade EAD. Meu trabalho de conclusão foi "um sistema escrito em java para a web 2.0".
- Puxa, ultimamente só tem dado essa faculdade.
- Po, ela custa 49,99 por mês...
- É claro. Continuando, onde está a ART desse sistema?
- Bom, é um sistema pequeno, com menos de mil linhas, precisa ART?
- Claro, e vc pode imprimir o boleto pelo site da CRDS, não tem desculpas.
- Ok. Eu pagarei...
- E onde está a documentação do sistema? Cadê o levantamento de requisitos, análise de impacto, análise de riscos, análise...
- EI! O meu sistema foi feito utilizando metodologias ágeis! É uma mistura de SCRUM com XP proporcionando um contrato de escopo aberto onde eu tento atender as necessidades do cliente, evitando burocracia, trabalhando em sprints de 15 dias...
- Ok, mas o CRDS exige essa documentação no template .doc que vc pode baixar do site
- Mas q .doc ?? Ta maluco, eu uso openoffice no meu linux.
- Linux ?? Vc desenvolve em um sistema operacional não homologado pela CRDS? Se ainda fosse Ubuntu...
- Mas Ubuntu é linux.
- Chega, se não tem documentação, como vc sabe que o sistema funciona?
- Eu uso testes unitários!
- Humm... teste precisa de um profissional habilitado em testes.
- Mas eu uso JUNIT, veja!
- Ei... q java esquisito é esse com esses @ e esses "maior e menor"?
- Isso se chama Annotations e Generics! Ta desde o Java 1.5
- Desculpe mas o CRDS só permite o uso de Java 1.4.2 que é a versão homologada para o Windows E Ubuntu.
- E se eu estivesse usando MacOS ?
- MacOS não foi homologado pelo CRDS ainda.
- Mas java é multiplataforma!
- Certo certo... e o modelo ER?
- Eu uso Hibernate para Abstrair o modelo ER..
- Hibernate ? Ok, terei que embargar o seu sistema...

10 comentários:

eminetto disse...

Imagine um post exagerado :-)

Cássio Marques disse...

Muito bom! Essa conseguiu ser mais legal que a da Tropa de Elite!
É rir pra não chorar...

Araruna disse...

Muito boa essa!

Espero que nunca aconteça esse tipo de coisa!!!

Felipe disse...

Isso soa ridículo para qum é da área.

Mas vai mandar um senador ler isso aí :-(

Tiago "PacMan" Peczenyj disse...

Pior q eu esqueci um dialogo: quando o fiscal pergunta sobre os Design Patterns utilizados, mas ficou legal do mesmo jeito :)

Tiago dos Santos disse...

Hehe, muito bom. Pena que a piada perde um pouco a grança quando lembramos que algo assim pode acontecer aqui em nosso país em pouco tempo.

Ta certo, não exatamente desse jeito, talvez até pior...

Unknown disse...

Muito bom!

Tiago Albineli Motta disse...

Sensacional hahahaha

Jonas Ferreira - Thunder-Boy disse...

Moro, trabalho e me formei em uma faculdade aqui de Rio Branco - Acre, ainda bem que aqui não existem faculdades a este preço, 49.99, se não o conto seria mais real! :)

felipespsousa disse...

vc dá para um bom comentarista hein petiene!