terça-feira, 2 de setembro de 2008

Chrome: o browser da google

As noticias apareceram em todas os sites especializados: o google estaria lançando hoje uma novidade chamada chrome, um browser baseado em Webkit disponivel por enquanto para Windows XP e Vista.

Até um gibi foi disponibilizado, então esperando até as 4 PM consegui fazer o download em uma maquina virtual e pude testa-lo um pouco.

A performance parece ser muito boa, apesar da virtualização. Não observei travamentos ou comportamentos estranhos (como os que ocorrem no Safari para Windows). O visual e as tabs são realmente práticas, com muita área para ver o site e icones intuitivos.

primeira_impressao

Bem interessante é o gerenciador de tarefas, (Controlar Pagina Atual > Desenvolvedor) onde podemos ver o consumo de cpu, memória e rede de cada aba (que rodam como processos independentes).

gerenciador_tarefas

E também temos acesso a informações de memória bem detalhadas (infelizmente estáticas, gostaria que houvesse algo como o top do unix, quem sabe no futuro...).
chrome_memory]

O histórico é limpo e muito bonito

chrome_historico

E um recurso que eu gostei bastante do novo Opera, mas com uma nova roupagem: ao abrir uma nova aba temos uma pagina com os favoritos e snapshots das paginas.

chrome_abas

Por fim, basta instalar com um clique o plugin flash para navegar no Youtube ou Globo Videos

chrome_globo_videos

Outras coisas que percebi: a pergunta para salvar as senhas dos sites é muito mais discreta, aparecendo acima do site após o login (não é aquele alert que surge do nada). O Gmail parece ter uma boa performance e o gtalk funcionou sem maiores problemas. Com 6 abas o consumo de memória foi de 144408k - e ainda podemos comparar com outros browsers abertos!

Sinto falta de usar '/' para fazer pesquisas na pagina (quem usa Vim entende disso) mas o Ctrl + F funciona bem. Para configurar o tamanho da fonte basta usar Ctrl + (mais) e Ctrl - (menos) para alterar o tamanho do texto, Ctrl 0 para voltar ao normal. E, a mais interessante, não há necessidade de um campo de texto para pesquisas rapidas ao google ou outro buscador: basta digitar os termos no lugar da url (bem intuitivo, aliás). O download de algum arquivo é simples e bonito também.

Bom, até então eu gostei, só aguardo a versão para Linux e quero por as mãos no tão falado codigo fonte logo-logo :)

Link para download: http://gears.google.com/chrome

Edit: o Chrome tem o mesmo problema que o Firefox tinha para gerenciar senhas: ele mostra a senha sem pudor algum:

Senhas

Poderia ter um recurso mais seguro como o da senha mestra do Firefox, parece que não pensaram (tanto) na nossa privacidade. Quem sabe no futuro isso não será corrigido?

6 comentários:

Wagner Mezaroba disse...

Legal, estou baixando o fonte pra Linux por aqui:

http://dev.chromium.org/developers/how-tos/build-instructions-linux#TOC-Getting-the-code

Tá bem lento, mas passou da primeira etapa.

Em relação a memorização de senha, no FF 3 não abre nenhuma janela tb. Só aparece uma barra encima (que não interrompe o fluxo de navegação).


Falou!

Tiago Albineli Motta disse...

144 megas pra 6 abas é um pouco salgado heim. Que abas você foram essas?

leoburla disse...

Também achei 144Mb bem pesado... Mas vou dar uma olhada na parada. Parece ser muito boa! Um abraço.

Tiago "PacMan" Peczenyj disse...

Valeu, Wagner, estou lutando para baixar os fontes!

Não lembrava que a memorização da senha tinha mudado no FF3, hehe.

Unknown disse...

Aqui tá rápido e estável. Ah e gastando até menos memória que o Firefox (se bem, que essa estória de que cada tab é um processo às vezes engana a gente...)
Enfim, parece muito bom mesmo!

Guilherme Garnier disse...

Fala Pac. Também estou achando o Chrome bem legal. Mas a maioria desses detalhes que você citou já existem no Firefox. Ex: a pergunta pra salvar senhas no topo da tela, os atalhos para pesquisar e para mudar o tamanho do texto, pesquisa no google digitando direto na URL. E tem um plugin pra mostrar as snapshots como no Opera.