sexta-feira, 7 de março de 2008

Projeto reconhece profissões de TI

Projeto reconhece profissões de TI, mas exclui criação de conselhos

Fonte: TI Inside

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (5/3), parecer favorável do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) ao projeto de lei que regulamenta o exercício das profissões de analista de sistemas e técnico de informática. A proposta é de autoria do senador Expedito Júnior (PR-RO) e agora será encaminhada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS), na qual receberá decisão terminativa.
(...)
De acordo com a proposta, a profissão de analista de sistemas somente poderá ser exercida por pessoas que possuam diploma de nível superior em análise de sistemas, ciência da computação ou processamento de dados.


Sem comentários...

5 comentários:

Guilherme Chapiewski disse...

Shame....

Bruno Luiz Pereira da Silva disse...

Como inúmeras pessoas da área não tem formação nessa área, acredito que isto só vai gerar novas derivações de ocupações. Em vez de "Analista de Sistemas", "Analista de XYZ", e vida que segue.

Eu cursei Engenharia Eletrônica e de Computação, e mesmo sendo um curso próximo de Ciência da Computação, não sei como ficaria isso legalmente.

Por outro lado, já vi coisas bem revoltantes ocorrendo com Engenharia, que já tem regulamentação há uns bons anos. Um amigo meu da faculdade fazia estágio na Embratel, que exigiu dele o CREA para efetivá-lo. Entretanto, em vez de registrá-lo como Engenheiro Eletrônico (e pagar o piso da época, de R$ 3500 CLT), efetivaram ele como Analista (sei lá de quê) e o salário era de menos de R$ 2500. Isso eu acho um absurdo. Exigir CREA, mas não contratar como Engenheiro pra mim é picaretagem.

Por essas e outras acho que essa regulamentação da profissão não terá impactos tão profundos na profissão pelo menos por uns bons anos.

Abraços,

Bruno Pereira

Guilherme Garnier disse...

blpsilva, eu passei por exatamente o mesmo problema (inclusive na mesma empresa...). E além da anuidade do CREA, tinha que pagar a contribuição sindical, mesmo contratado como analista. Um absurdo.

M. Monteiro disse...

estou fazendo sistemas de informação quando me formar não poderei ser contratado como analista? Serei apenas um programador? putz animador.

M. Monteiro disse...

estou fazendo sistemas de informação quando me formar não poderei ser contratado como analista? Serei apenas um programador? putz animador.