segunda-feira, 11 de junho de 2007

Ola Mundo!

Quando aprendemos uma nova linguagem de programação, normalmente o primeiro exemplo é o famoso "Hello World!", ou seja, um pequeno código que imprime uma mensagem na tela do computador.

Em C, ele seria assim:

/* Um comentário */
#include <stdio.h>

int main ()
{
puts ("Hello world!");
return 0;
}


As vezes o puts é substituido pelo multifacetado printf no exemplo, mas o efeito é o mesmo. Vejamos como seria em Java.

/* Comentarios, igual ao C */
package Hello;

public class HelloWorld {
public static void main(String[] args) {
System.out.println("Hello world");
}
}


As diferenças são várias, apesar da estrutura ser semelhante. Em C nós temos funções parametrizadas, enquanto em Java nós temos objetos (System.out) e métodos (println).

Por fim, vamos ver um exemplo em Shell Script

#!/bin/bash
# comentario
echo "Hello World!"


Diferente de uma linguagem de programação, aqui o interpretador de comandos (normalmente) chama um programa capaz de escrever mensagens para o usuario. Ou seja, alguem ja escreveu um "Hello World!" genérico o suficiente para nós.

Cada linguagem possui um propósito. Enquanto vc projeta sistemas operacionais e drivers em C, Java ocupa uma área no desenvolvimento de grandes sistemas corporativos enquanto o shell está presente na administração de determinadas tarefas de um servidor (normalmente rodando algum sabor de *nix).

Não basta comparar um hello world, pois é preciso ver muito além da sintaxe e recursos da linguagem, mas normalmente se começa por ele.

Outros exemplos podem ser encontrados aqui.

Abraços

Nenhum comentário: