quinta-feira, 7 de agosto de 2008

The Good, the Bad and the Ugly

Depois de ter visto algumas vezes "Era uma vez no Oeste" (com Charles Bronson tocando harmônica), finalmente pude conferir o clássico "Três Homens em Conflito" (The Good, the Bad and the Ugly) do mestre Sergio Leone.

Clint Eastwood, Eli Wallach e Lee Van Cleef estão perfeitos nessa história cheia de sangue, traições e a obcessão pela riqueza. As panorâmicas de Leone sobre o desertico velho oeste e a caracterização dos homens embrutecidos daquela época, onde a vida não valia mais do alguns dólares, são majestosas, com direito à mostrar parte da guerra civil americana.



Esqueçam aqueles filmes de indios e tiros falsos: são personagens densos, únicos, em um momento diferente da história, com momentos fantásticos (como a cena em que o "Feio" monta um revolver com as peças de outros). Sem falar no olhar mortal do "Olhos de Anjo" Lee Van Cleef, que passa uma frieza na espinha...

- "When you have to shoot, shoot. Don’t talk!"

Sem falar no maravilhoso tema de Ennio Morriconi, clássico absoluto. O estilo Western não é vazio como muitos pensam, basta saber apreciar.

Um comentário:

fpasetto disse...

Vlw meu velho, finalmente algo q venho engajando meus esforços vem a ser reconhecido...

Abs