sábado, 11 de agosto de 2007

Linux para Leigos

Vamos analisar a condição de leigo.

Eu já vi centenas de leigos que, ao sentar no computador, baixavam músicas, videos e jogos com os mais diversos programas, conectavam no irc, msn, icq, colocavam luzinhas e bichinhos animados para acompanhar o cursor do mouse, trocavam as fontes e os temas, procuravam os mais bizarros jogos, encontravam videos extremamente incomuns (sem youtube), etc. Para o que não presta, os leigos tem uma criatividade impressionante!

Quando falamos em um sistema pra leigos não precisamos pensar que as usuarios tem preguiça mental. Eles até podem ter, mas aí cabe aos projetistas desafiar e exercitar essa criatividade do mal e tranformar em criatividade do bem. Qualquer pessoa que senta na frente de um browser vai acabar nas paginas mais escabrosas mesmo que não sabia o que é 'google'. Vai me dizer que, nesse caso, a linha de comando é ameaçadora ou difícil?

Das duas, uma: ou pensamos em uma camada de software para permitir que um usuario abstraia o sistema operacional e as configurações (normalmente se faz isso em sistemas "embarcados") e use todos os recursos multimídia e de troca de informação com a facilidade de um pensamento OU pensamos em sistemas mais inteligentes, com documentação adequada e, com a ajuda da comunidade, divulgamos as informações e conceitos corretos. O Linux só é seguro porque o usuario comum, que vai fazer besteira, não tem a senha de root.

Não podemos fazer sistemas operacionais à prova de gente sem noção ou que sejam capazes de oferecer tanta intuitividade sem sacrificar a segurança, por exemplo.

Puxa, não tem nada mais fácil que usar a linha de comando (ok, sou suspeito pra falar). As pessoas não usam [o shell] pois não tem como acessar o orkut, ver vídeo do youtube, etc, de um jeito bonitinho. Alem de tudo, tá em inglês, ECA. Hoje em dia existem shells para pessoas iniciantes que ajudam, colorem o texto e sugerem mudanças praticas, como o fish.

É assim que fazemos um sistema pra leigos -- temos que desafia-los a usar a criatividade que normalmente é usada pra criatividade do MAL e mostrar que um PC com linux não é um playstation. Quer usar um browser de verdade e usar o orkut e o youtube? PO! não tem nada mais facil que instalar um ubuntu da vida e clicar no icone do firefox!

Não vamos tomar atitudes de forma a não desafiar intelectualmente os usuários. Eles merecem todo o nosso respeito. Agora quem quer que o usuário não pense que faça uma camada de software que abstraia o Sistema Operacional. Existe mercado para ambas as coisas.

Entretanto acho mais humano que a gente exercite os cérebros atrofiados dos empurradores de mouse. Há 20 anos as pessoas usavam computadores com 32 kb de RAM e carregavam os jogos de uma fita K7 e ninguem morreu por isso -- pelo contrário desenvolveram skills hoje necessárias em muitos cargos importantes e empresas como algumas multinacionais procuram desesperadamente.

Nenhum comentário: