terça-feira, 2 de setembro de 2008

Chrome: o browser da google

As noticias apareceram em todas os sites especializados: o google estaria lançando hoje uma novidade chamada chrome, um browser baseado em Webkit disponivel por enquanto para Windows XP e Vista.

Até um gibi foi disponibilizado, então esperando até as 4 PM consegui fazer o download em uma maquina virtual e pude testa-lo um pouco.

A performance parece ser muito boa, apesar da virtualização. Não observei travamentos ou comportamentos estranhos (como os que ocorrem no Safari para Windows). O visual e as tabs são realmente práticas, com muita área para ver o site e icones intuitivos.

primeira_impressao

Bem interessante é o gerenciador de tarefas, (Controlar Pagina Atual > Desenvolvedor) onde podemos ver o consumo de cpu, memória e rede de cada aba (que rodam como processos independentes).

gerenciador_tarefas

E também temos acesso a informações de memória bem detalhadas (infelizmente estáticas, gostaria que houvesse algo como o top do unix, quem sabe no futuro...).
chrome_memory]

O histórico é limpo e muito bonito

chrome_historico

E um recurso que eu gostei bastante do novo Opera, mas com uma nova roupagem: ao abrir uma nova aba temos uma pagina com os favoritos e snapshots das paginas.

chrome_abas

Por fim, basta instalar com um clique o plugin flash para navegar no Youtube ou Globo Videos

chrome_globo_videos

Outras coisas que percebi: a pergunta para salvar as senhas dos sites é muito mais discreta, aparecendo acima do site após o login (não é aquele alert que surge do nada). O Gmail parece ter uma boa performance e o gtalk funcionou sem maiores problemas. Com 6 abas o consumo de memória foi de 144408k - e ainda podemos comparar com outros browsers abertos!

Sinto falta de usar '/' para fazer pesquisas na pagina (quem usa Vim entende disso) mas o Ctrl + F funciona bem. Para configurar o tamanho da fonte basta usar Ctrl + (mais) e Ctrl - (menos) para alterar o tamanho do texto, Ctrl 0 para voltar ao normal. E, a mais interessante, não há necessidade de um campo de texto para pesquisas rapidas ao google ou outro buscador: basta digitar os termos no lugar da url (bem intuitivo, aliás). O download de algum arquivo é simples e bonito também.

Bom, até então eu gostei, só aguardo a versão para Linux e quero por as mãos no tão falado codigo fonte logo-logo :)

Link para download: http://gears.google.com/chrome

Edit: o Chrome tem o mesmo problema que o Firefox tinha para gerenciar senhas: ele mostra a senha sem pudor algum:

Senhas

Poderia ter um recurso mais seguro como o da senha mestra do Firefox, parece que não pensaram (tanto) na nossa privacidade. Quem sabe no futuro isso não será corrigido?